Para onde vamos?


filipa francisco/ antóniopedro
Dia 7 de Março de 2010/22h/ Fábrica Braço de Prata/Lisboa

SOLOS COM CONVICÇÃO, são um conjunto de trabalhos performáticos criados por seis bailarinas/criadoras pertencentes a uma jovem geração de artistas portuguesas. Tomam a História de algumas mulheres singulares e de forte personalidade do tempo da 1ª República, para a partir desta criarem pontos de vista próprios, coreográficos e dramatúrgicos.

São peças curtas de cariz contemporâneo prontas a habitar jardins, coretos, espaços de lazer e de ar livre.

A razão deste programa de solos femininos está na vontade de celebrar este grupo de mulheres carismáticas e corajosas, possuídas por uma energia por ventura semelhante à energia da dança. Souberam avançar no arranque do século, por um território, onde a voz masculina predominava e conquistaram com cautela e firmeza um lugar e uma presença. Esse lugar não se perdeu. Hoje muitas vezes sem darmos por isso, usufruímos dessas conquistas que valorizam de forma séria, o contributo feminino para a sociedade. Curiosamente, na História da Dança Ocidental, também foi e continua ainda a ser importante levantar esse género de voz. O discurso coreográfico está ainda arredado da atenção de muitos. Tomámos também por isso, o facto dos jardins terem ganho evidência durante a 1ª República, como lugares de encontro e debate público, de lazer colectivo e de descanso. Decidimos apresentar estes trabalhos nas relvas ou dentro de coretos, lugares por excelência de convergência artística, onde através dos tempos, as bandas filarmónicas tomaram o seu lugar, outra conquista de prática musical e comunitária deste tempo que se comemora.

Cada intérprete/ criadora seguiu um rumo. Um rumo seu, ora mais evidente na utilização de aspectos relativos à obra e personalidade de uma ou mais destas mulheres, ora optando por agarrar simplesmente aspectos, elementos marcantes e presentes nos seus percursos de vida e tratá-los de maneira evocatória e mais abstracta. Atmosferas, incidentes, sentimentos, caminhos, fatalidades e conquistas são algumas das pedras de toque destas peças novas também elas de alguma forma republicanas.

Madalena Victorino

Para onde vamos? É o título de um dos escritos de Maria Veleda. Esta frase representa para mim, o muito que as mulheres conquistaram, mas também o quanto ainda é necessário fazer, para assumirmos um papel cada vez mais presente em todos os campos da vida social e politica.

Foquei-me na figura da Maria Veleda, construindo uma performance onde as suas palavras se juntam a de outras de mulheres desta época. É uma peça que foca a ideia de discurso, onde o corpo está imerso em palavras (que ainda hoje são actuais). Ao longo da performance o público vai-se tornando em participante de um evento, que se vai construindo pouco a pouco, até se transformar e transformar o público em manifestantes.

Filipa Francisco

Concepção e direcção artística: Filipa Francisco

Co-criação e interpretação: Filipa Francisco e antóniopedro

Banda sonora: antóniopedro

Figurinos: Ainhoa Vidal

Fotografia: antóniopedro

Apoio: Associação Alkantara, Companhia Caótica, Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, Departamento ANIM - Arquivo Nacional das Imagens em Movimento, Forum Dança, Fábrica Braço de Prata.

Agradecimentos: Patricia Francisco, Matthiew Réau, João Pinto, Miguel Pereira, Madalena Vitorino, Sara Moreira, Manuel Mozos, Joaquim Brito (Extrimage), Moz Carrapa.

Comentários

Anónimo disse…
Hola Filipa

Espero que estejam bem

Beijinhos

Eric G.

I can't find your email but here's a nice video

http://www.youtube.com/watch?v=oYXjk_qn3cQ&feature=related
filipa francisco disse…
Hello Eric,
How are you?
my mail filipafrancisco7@gmail.com
big kiss
F.

Mensagens populares deste blogue

Para onde vamos?

espectaculos de filipa francisco

DUETO