ESTREIA




Estreia “Íman" na Cova da Moura




A 29 e 30 de Março, a coreógrafa Filipa Francisco em co-criação com o grupo Wonderfull’s Kova M e vários artistas convidados estreiam “Íman” na Cova da Moura. A peça é apresentada no espaço da Associação de Solidariedade Social do Alto Cova da Moura sábado (29) pelas 19h30. No domingo (30), o projecto Nu Kre Bai Na Bu Onda preparou um programa mais alargado:

15h visita guiada ao bairro 17h espectáculo “Íman” 18h30 convívio musical

A entrada é livre, mediante reserva (lotação limitada). Para reservas ou mais informações, contacte 21 315 22 67, 91 881 95 66 ou iman.producao@gmail.com.

De 30 de Maio a 1 de Junho, no âmbito do alkantara festival, “Íman” será apresentado no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém.


On March 29th and 30th, “Íman”, the new creation by Filipa Francisco, Wonderfull’s Kova M and invited artists will be premiered at Cova da Moura. The piece will be presented at the space of Associação de Solidariedade Social do Alto Cova da Moura on Saturday (29) at 7.30pm. On Sunday (30), the performance is included in a more ample program: 3pm tour to the neighborhood 5pm presentation of “Íman” 6.30pm concert Admission is free, reservation necessary (limited capacity). For reservations or more information +351 21 315 22 67, +351 91 881 95 66, iman.producao@gmail.com. From May 30th till June 1st “Íman” will be presented at Centro Cultural de Belém, in the framework of alkantara festival 2008.




Desde o início de 2007, alkantara promove um projecto artístico no bairro da Cova da Moura, no âmbito do projecto Nu Kre Bai Na Bu Onda do Programa Escolhas. Nu Kre Bai Na Bu Onda, em crioulo ‘Nós queremos ir na tua onda’, é um projecto de capacitação e desenvolvimento de competências em várias áreas, a realizar ao longo de três anos numa parceria entre a Associação Cultural Moinho da Juventude, a Junta de Freguesia da Buraca, a Associação de Solidariedade Social do Alto Cova da Moura e alkantara.

Na área da dança, o projecto ganhou vida no seio do grupo de dança Wonderfull’s Kova M, composto por jovens mulheres do Bairro que se juntam semanalmente há cerca de 2 anos na Associação Cultural Moinho da Juventude, pelo gosto comum de dançar hip hop e danças africanas. A direcção artística foi entregue à coreógrafa Filipa Francisco que há anos desenvolve o seu percurso criativo na confluência da arte e da intervenção social, tendo participado em projectos de criação e formação artística junto de grupos em contexto prisional e com jovens em processo de reinserção social, em centros educativos.

Numa das cartas que trocou com a coreógrafa Idoia Zabaleta a 19 Setembro de 2005, Filipa escrevia “Se eu pudesse construir um espaço para um corpo se mover, que espaço seria este? Construir um espaço ou utilizar os que existem, colocando-os como cogumelos ou vírus em terrenos baldios, em bairros periféricos como a Cova da Moura ou ao lado de grandes teatros, parece-me ser um acto interventivo e político”.

Depois de um ano de formação, iniciaram-se os ensaios para a nova criação Íman, tendo por base o imaginário individual e o património cultural das intérpretes. O resultado cruza as linguagens da dança tradicional africana, do hip hop e da dança contemporânea, construindo pontes entre mundos que raramente se cruzam ou dialogam.

direcção artística e concepção: filipa francisco
co-criação: margarida mestre
co-criação e interpretação: wonderfull's kova m, rosy timas e bibiana figueiredo
formação: filipa francisco, antónio tavares, clara andermatt, matthieu réau, margarida mestre
desenho de luz: carlos ramos
figurinos/guarda roupa: ana real
banda sonora: antoniopedro
vídeo complementário: joão pinto
fotografia: ana borralho
imagem: rodolfo pinto e tazy
produção executiva: carina lourenço e miriam simas
produção: alkantara
parceiros programa escolhas: associação cultural moinho da juventude, associação de solidariedade social do alto cova da moura e junta de freguesia da buraca
co-produção: jangada de pedra
residência artística: centa
projecto financiado pela direcção-geral das artes / ministério da cultura
apoios: fundação calouste gulbenkian, programa escolhas, centro cultural de belém, associação cultural companhia clara andermatt, escola superior de teatro e cinema, artemrede, câmara municipal da moita, fórum cultural josé manuel figueiredo, incrível club, carris, restart, mcdonalds-belém, sony portugal


Comentários

Parabéns pelo espectáculo. Fiquei muito surpreendido e resolvi registar no blog:

http://arvorecomvoz.blogspot.com/

Mensagens populares deste blogue

Para onde vamos?

DUETO

Para onde vamos?